O livro abre na página dois com a imagem de uma parede revestida a azulejo cerâmico rectangular, uma linha indicando um lapso temporal entre os século XVII – século XX – século XXI.
O primeiro texto toma a forma ou está organizado na página como um labirinto e está datado de 1912. Passo a transcrever um fragmento de “Este livro”, texto da página 11:
1. é sobre um lápis afiado que foi espetado num livro de história atravessando todas as figuras entre a cabeça e o coração;
2. é sobre a biografia de uma mulher que se encontrou com o espírito de outra mulher, escritora, e que começa a escrever compulsivamente o que esta lhe ditou;
(...)
5. é sobre oferecer mulheres a um livro;
6. é sobre o retorno de todas as potenciais escritoras;
7. é sobre pensar nas condições em que a obra acontece;
(...)
11. é sobre ser incoerente, quando a coerência limita a acção.
Os breves textos estão organizados em 15 capítulos (que têm sempre início nas páginas impar). Alguns dos capítulos são, nas páginas pares, acompanhados por uma frase inserida numa cartela; todas estão numeradas e existem ao todo 10 cartelas espalhadas pelo livro.
O livro termina com um novo labirinto de frases e a imagem de um espaço interior, onde podemos ver uma janela com o estore aberto e uma pilha de livros que ameaça cair (páginas 66-67); a última página reproduz o espaço anteriormente apresentado mas já sem os livros – apenas uma janela com o estore levantado por onde entra luz.