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Obra de papel 17/24

  • Título: Obra de papel 17/24
  • Autor: Pedro Proença
  • Participações: Curadoria de Gabriela Vaz Pinheiro, projecto integrado no (OFF)ciclo: Novas Linguagens e Espaço Público.
  • Editor: CEC 2012
    Fund. Cidade de Guimarães
  • Dimensões: 40,5X27,8 cm
  • Número de Páginas: 12 páginas (incluindo capa)
  • Exemplares / Tiragem: 5.000 exemplares.
    Lançamento da colecção completa “obra de papel”, com uma tiragem de 150 exemplares numerados e assinados numa caixa própria.
  • Data de Publicação: 2012
  • Local: Guimarães
  • Dep. Legal/ISBN: não tem
  • Suporte/Materiais: Off-set duas cores (preto/laranja), folhas encasadas.
  • Sinopse: Este exemplar é o décimo sétimo de uma colecção de 24.
    A capa apresenta uma composição tipográfica que parece sugerir um título: - “Essay on unconceptual writing unboring. A nossa tarefa é a de retocar a artificialidade naturalmente. Podríamos cazar teorias locas pêro andamos a calentar sopas.”
    Nas páginas seguintes encontramos referências ao grupo homeostético, do qual Pedro Proença foi membro activo. As páginas interiores apresentam um conjunto de experiências tipográficas e justaposições de textos e imagens das mais variadas proveniências.
    A legenda no verso da última folha indica o título “how to fail better”.
  • Observações / Colecções: Passo a citar um fragmento do documento divulgado pela CEC 2012: “A sua disseminação ainda no período anterior à CEC tem por objectivo cumprir uma das funções associadas ao conceito chave do programa “Novas linguagens”, contribuindo para uma familiarização com a imagem da obra de arte impressa (...). A Obra de Papel é um suporte, tipo jornal, entregue aos artistas para intervencionarem artisticamente como múltiplo, convidando-os a reformular trabalho existente ou a criar trabalho especificamente para este projecto, produzindo uma colecção de exemplares exclusiva para a CEC 2012.”
    A colecção de jornais foi enviada gratuitamente por correio para um grande número de pessoas (razão pela qual quase todos os exemplares têm uma dobra); ou distribuídos em espaços como escolas de arte, Museus e centros de arte.

    Este exemplar pode ser consultado:
    - Biblioteca da Fund. Gulbenkian, em Lisboa; Biblioteca da Fundação Serralves, Porto, Portugal.

    - CLA - Cabinet du Livre d'Artiste, Universidade Rennes 2, França.

    - MACBA, Barcelona, Espanha.

    - Proyecto’ ace, Buenos Aires, Argentina.
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